domingo, 29 de março de 2009


5 minutos

Ela é apenas uma garota que anda tropeçando pelas ruas da cidade acompanhada de alguns livros que carrega de baixo do braço,sempre com um sorriso simples e sempre a procura de um outro sorriso,como resposta, vindo daquelas pessoas apressadas e desatentas a qualquer outra coisa que não seja atravessar a rua rapidamente antes que o sinal abra e assim perder mais cinco minutos para chegar ao trabalho.
Afinal,quem se importa se em cinco minutos um casal de enamorados faz juras de amor no banco ao lado?Quem haverá de perder cinco minutos para prestar atenção nos sorrisos contagiantes que uma menininha e seu avô espalham por toda a calçada do outro lado da rua?Mais inaceitável ainda é perder cinco SEGUNDOS respondendo ao sorriso de uma garota ligeiramente desajeitada.
São bobagens demais para se perder cinco minutos ou segundos...

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009



CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL


Edward A. Murphy foi o homem mais pessimista que eu já li sobre.

O pior de tudo é que as tais leis de Murphy fazem muito sentido e como era de se esperar entre as 100 leis,desse norte-americano,existe uma em especial que se encaixa perfeitamente com o sistema de leis do Brasil:

"O número de exceções sempre ultrapassa o numero de regras. E há sempre exceções às exceções já estabelecidas."

Não precisa saber a Constituição Federal decorada pra ter noção que essa 55ª lei de Murphy serve como uma luva.

Toda e qualquer regra ou lei tem exceções.

Sempre há um "mas",um "exceto",um "porém" ou um "todavia". (que mais da metade de TODO MUNDO nem sabe o que quer dizer)
Essas palavrinhas sempre aparecem,mesmo nas famosas "entrelinhas",e se não aparecem são criadas,inventadas,mas geralmente estão lá,pra poupar o trabalho de ter que editar mais uma vez a Constituição Federal.

O mais impressionante é a capacidade de criar tantas leis inúteis utilizando das palavras mais difíceis do dicionário.A constituição parece ter sido criada pra ser lida por estudantes de direito e políticos ,não para uma população que lê menos de 4 livros por ano. (com muito esforço,diga-se de passagem)

Será que um operário ou uma dona de casa conseguem entender essa frase:

"A não observância do disposto nos incisos II e III implicará a nulidade do ato e a punição da autoridade responsável, nos termos da lei."

É de rir pra não chorar...

Encontra-se cada coisa na Constituição Federal.

Na seção do Superior Tribunal de justiça a palavra "habeas-corpus" aparece tantas vezes que não é de se admirar que seja tão usada e tão mencionada nos noticiários políticos.
Pra quem não sabe "habeas-corpus" é como aquela vida extra que todo jogador de vídeo game resgata quando está com a "corda no pescoço".
A Constituição Federal tem mais parágrafos,seções e leis sobre deputados,senadores,juízes,ministros,prefeitos,poder judiciário,justiça eleitoral,justiça das vacas premiadas e toda essa "orquestra politica" do que leis para quem realmente interessa: O povo.

Observando bem,tem mais páginas falando de como salvar um politico da prisão por corrupção administrativa do que como conseguir ajudar um trabalhador,ao ser demitido,de receber todos os seus direitos trabalhistas sem grandes danos.

Até faz sentido.A constituição foi escrita para quem mais a procura: OS POLÍTICOS.Afinal,como driblar a constituição sem conhece-la?

E o povo como fica?
O povo fica com cara de povo,cansado,desinformado e acomodado.
Mas o que pode se esperar de alguém que nem sabe em quem votou nas ultimas eleições?

É das exceções das leis que os dominadores se sobressaem e do comodismo que os dominados continuam como dominados a longo prazo.


Há,e você aí que está lendo esse texto,nem adianta fazer essa cara de concordância!
Muito provavelmente você nem conhece a cara dos homens que escreveram essa constituição e o mais provável ainda é que você nem vai se interessar em saber quem são!

"Enquanto agirem como porcos,como porcos serão tratados"
A grande ilusão

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009


Seja você mesmo,já!

As vezes sinto vontade de ser diferente de quem eu sou.Talvez um pouco mais grossa e menos sentimentalista.
Sabe,seguir o sistema.Andar descalço em um mundo de asfalto e sem coração ou qualquer tipo de emoção a mostra. Ser menos vulnerável,menos amável,menos "boba" e mais calculista,mais fria,mais CAPITALISTA. Falar mais de dinheiro e menos de amizade,ser a pessoa que ignora e nunca a ignorada. Eu queria não sentir tristeza quando alguém que admiro ou gosto me trata como se eu não significasse nada. Eu queria nunca me machucar com pequenas coisas,ter uma armadura de prata,protetora e resistente.
Eu queria não chorar.

Eu queria ter um "alarme" contra intrusos tentando entrar no meu coração. Mas,e sempre tem um "mas",até a mais pura prata tem pontos fracos,como as mais bem estruturadas muralhas,tem falhas,envelhecem,são quebradas ou derrubadas,pelos mares,por pessoas ou pelos seus sentimentos. Até os mais caros alarmes um dia falham,perdem o prazo de validade e param de funcionar.
As más experiências devem ser sinal que precisamos experimentar as coisas ruins também,e é por isso que os métodos de "proteção" citados a cima são falhos (talvez seja por isso que não tenhamos um tipo de dispositivo no nariz pra nunca sentirmos cheiros desagradáveis) e pensando bem,essa menina grossa e fria que eu descrevi no inícil do texto não combina comigo.

Aliás,todo o inicil desse texto até o meio não combina comigo!

Bem,admito que já pensei em ser como descrevi,mas depois eu acordava rodeada de amigos e esquecia essa vontade súbita de ser a "bruxa má" das historias da Carochinha.

Não há nenhum mal em se machucar,em chorar ou em ser vulnerável,a burrice está em não aprender com o que você vive de bom ou de ruim.

Ser ignorada também não é um problema,assim você pode ver quem merece a sua atenção,que com certeza é valiosíssima pra pessoa certa.
Lágrimas lavam a alma e ninguém é o mesmo depois que elas descem o rosto.Sempre há o que se aprender.
As emoções foram feitas pra por pra fora mesmo,ou não serviriam de nada.Alguém gosta de estar feliz e não ter como expressar ou com quem compartilhar?Isso sim que é tristeza.
Eu D U V I D O que alguém frio e calculista tenha tantos bons amigos como eu e que se divirta mais com a vida do que eu !!
O que importa é viver do jeito que você é,ninguém é igual a ninguém,somos todos diferentes.
Encare os fatos e seja você mesmo.






Então,alguém aí pensou que eu fosse escrever um texto chato de "auto destruição"? ;P

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009


Hoje só tenho uma coisa a dizer...
Se Rock'N Roll é satânico,considero minha alma vendida ao diabo e sem qualquer meio de devolução ou troca.


Ouvindo AC/DC - Wole Lotta Rosie


Sem mais.

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009


Acabei de acordar,não tenho titulo pra esse texto súbito...

Alguém aí já viu como as mãos são geniais?Sim,as mãos!Alguém já percebeu que úteis e inspiradoras são as mãos?
Cheia de dedos,que as vezes parecem ter vida própria,e linhas indecifráveis,sem esquecer o dedo polegar que é o que nos diferencia dos outros animais.Por isso cuide muito bem do seu dedo polegar... Os pés são sensacionais. Aguentam tanto peso todos os dias,mais precisamente no famoso "dedão",isso mesmo,é ele que segura a maior parte da "barra".Também não esqueça de cuidar do seu "dedão" do pé...
E o nariz?
Admiro um belo nariz...geralmente parece que foi posto ali por descuido.No meio do rosto e em cima da boca.Mas não,o nariz é incrível e arquitetônico! Por ele entra o ar e termina saindo limpíssimo nos brônquios pulmonares.Cuide do seu nariz!
Boca e olhos são sem explicação.
Esqueçam a parte anatômica dos olhos e da boca,eles dispensam qualquer tipo de apresentação científica. Os olhos são 2 meios de comunicação.Transmitem sentimentos,dores,alegrias e o melhor de tudo: Não mentem! Os olhos sempre teem razão,SEMPRE!
A boca é um pecado,deveria ter sido incluída nos 7 pecados capitais e nas 7 maravilhas do mundo.Pecado bom de desobedecer...
A boca mente,mente com classe,mente sinceramente ou descaradamente,mas também fala a verdade quando a convém.
Preciso falar dos braços e das pernas?
Dizem que misturados com as pernas e os braços da pessoa certa são afrodisiacos. Não vou mencionar a "bunda".Bunda é individual,cada um tem(ou não tem) a sua.
Mas faço questão de falar da pele.
É,a pele que em conjunto com o nariz faz você sentir o tal AMOR.Simples e malditos FEROMÔNIOS. A pele é encantadora,enigmática e,se usada bem, irresistível.
O que faltou ser dito fica a "mercê" da imaginação de cada um...

Acho que vou voltar a dormir...


Meu cérebro e meu humor

...Mais que diabos,uma ideia brilhante dentro de um ônibus cheio! Uma ideia que dará um ótimo texto...dentro de um ônibus e sem qualquer meio de ser escrita antes de sumir da minha cabeça.
Ai ai ai,ás vezes acho que meu cérebro tem vida própria,parece que não precisa de mim pra pensar.Só lhe sou útil pra cuspir os pensamentos dele próprio pra fora.

Aliás,meu cérebro e meu humor tem vida própria e penso que os dois adoram rir da minha cara,quando um faz piada da cara maquiada do falecido em um funeral e o outro retruca a toda palavra que o padre fala lendo a bíblia.
Meu humor muda a cada 10 minutos,não fico triste porque quero...é tudo culpa dele!Meu humor faz piada de tudo e eu,como boa "antena de transmissão",transmito a todos,mesmo nos momentos mais inadequados.Meu humor é sarcástico e fica pior quando se uni ao meu bendito cérebro. Eles juntos conseguem me fazer parecer a pessoa mais terrível por fazer piada com algum acidente fatal ou com o simples fato do chefe do meu irmão ter pegado a secretaria cara olha de uma perna só...oras,não é culpa minha!Sou obrigada a transmitir o que eles querem e espero que eles nunca pensem em se livrar de mim quando eu já não tiver mais serventia.
Parece coisa de gente maluca,mas eu nunca me sinto só porque estou sempre acompanhada deles.Meu cérebro e meu humor são ótimas companhias e péssimas influencias,meu coração e minha consciência que os diga.
Meu cérebro não para,ele me cansa! Meu cérebro é uma maquina agitada e por ela passa de tudo sobre tudo ou coisa nenhuma.Pior é que meu cérebro é faminto,precisa digerir livros,musicas,arte e tudo o que ele vê pela frente...é,ele realmente me cansa! Nem dormindo eles me deixam em paz.E lá estou eu sonhando com um afogamento quando de repente vem uma vaca azul voadora salvar o afogado...acordo com vontade de comer bife mal passado. Meu cérebro e meu humor trabalham muito bem juntos.Eu diria até que são uma dupla imbatível,do tipo "tico&teco" dos desenhos animados.Sorte que eles nunca brigam,ou eu estaria f...
Mas sabe,admito que eu não seria nada sem meu humor inconstante e meu cérebro hiperativo.
Eles me pregam peças,me fazem parecer maluca e uma pseudo intelectual sem noção,mas não vivo sem eles.Não vivo sem essas gargalhadas que os 2 juntos proporcionam a mim,a todos os que me rodeiam e até aos que não me conhecem. Com eles nada é chato,nada é sério e ruim o bastante pra não se fazer uma boa piada ou resgatar algo que foi lido sobre. Espero que muita gente por aí tenha a mesma sorte de ser "antena transmissora" de um cérebro e um humor como esses,e quem sabe assim o mundo abandone as cores cinzas e fique mais colorido.

Espero servi-los por muito tempo...

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Definitivamente,não vivo sem...





Não vivo sem musica.Musica faz eu me sentir viva,me faz dançar quando a sinto,me deixa alegre ou triste e seria genial se em todos os momentos da nossa vida houvesse uma musica como as do Legião Urbana ou Tom Jobim.É,definitivamente,não vivo sem musica. Não vivo sem sol.Aqui é verão todo dia,independente do mês ou ano.
O sol alegra a cidade,causa calor e as vezes um câncer de pele ou um bronzeado indesejado,maas,não existe nada como o sol.Brilhante e pleno...é algo essencial e que também não vivo sem.

Não vivo sem livros.Sem querer dar uma de pseudo-intelectual,mas os livros são fonte de conhecimentos milenares.Imagina só,quantos anos de historia existem nos livros de Patativa do Assaré?Imagina que incrível passar pra um livro historias de 93 anos de uma vida sábia e de repente poder imaginar sentir o que ele sentiu em apenas alguns dias ou horas.Viajar pra longe e seguir o passos de grandes escritores,conhecer o que eles conheceram,aprender o que eles aprenderam.É,bons livros são coisas que eu realmente não vivo sem.
Amigos,como vou viver sem amigos?Só de imaginar me dá pavor.Preciso mesmo explicar por que não vivo sem amigos?Simples,sem eles não há diversão,prazer,briguinhas,segredos compartilhados,momentos e momentos nem dias de praia...quem vive muito bem sem amigos que atire a primeira pedra.
E gente?Há,não vivo sem GENTE.GENTE de todo tipo,cor ou crença,não importa de onde são ou de onde vieram mas,todo tipo de gente tem o seu "incrível".Toda gente tem um "incrível" dentro de si,desde os sertanejos mais rústicos aos mais brilhantes leitores ou escritores.Quanta historia pra contar...tantos passos dados ou não,mais que com certeza fizeram ou farão a diferença em algum lugar do tempo ou do espaço.Paro pra pensar como seria desastroso se os planos de Hitler tivessem se concretizado.Não imagino um mundo diante de uma só cultura,de uma só raça...que coisa mais sem graça!Viva a mistura de GENTE! Essa diversidade de GENTE me fascina e sem GENTE eu não vivo mesmo!
Não posso esquecer da praia.Não vivo sem praia.Me considero rica por ter nascido em um lugar com praias incríveis.Não vivo sem praia e sem as coisas que a compõe:Sol,Céu e Mar.Nossa o mar...só de pensar no mar já começo a me sentir mal por não estar lá e sim na frente de um computador escrevendo sobre ele.Traduzo praia em uma palavra,L I B E R D A D E e ela pode significar algo melhor?

Não vivo sem minha família complicada.Minha família não é tão diferente da família de muita gente,só é um pouco complexa e cheia...mas,não vivo sem o barulho de gente rindo na cozinha,das crianças bagunçando a sala,dos homens rindo na varanda com uma cerva ao lado,das briguinhas bobas com minhas irmã,das divertidas saídas com meu pai,dos ensinamentos da minha avó,dos estresses e carinhos da minha mãe,tudo bem,não vivo sem minha familia. (pensei que nunca ia falar isso na vida)

Não vivo sem coisas a aprender,seria terrível chegar aos 30 sabendo de tudo.NÃO,QUE COISA MAIS SEM GRAÇA !Sorte que no mundo todos os dias tem coisas novas a serem aprendidas e experimentadas,UFA!

Bem,talvez daqui a alguns 10 anos eu olhe pra esse texto e pense "coisa de adolescente" ou "É,não mudei tanto" e eu prefiro a 2ª opção.As prioridades mudam ao longo dos anos,mas espero nunca esquecer as coisas que não vivo sem hoje e que continuem valendo a longo prazo.


As pessoas perdem muito tempo tentando ver o que é essencial e invisível aos olhos e acabam esquecendo o que é essencial e tão visível...
Palavras

Essa foi a única passagem de ano na qual eu não pedi nada.
Não olhei pro céu ou pro mar e pedi coisas que eu nem sabia o por que de pedir tê-las;
Não chorei pelas dores passadas,nem se quer as lembrei.
Não fiz promessas,não acredito mais nelas,principalmente nas que,visivelmente,nunca serão realizadas.
Não fiz simpatias,nem pulei as tais ondas.
Durante os últimos 10 minutos de 2008 eu pensei em todo mundo que estava sozinho naquele momento,em todos que estavam hospitalizados,os que tinham perdido alguém a poucos dias ou meses,e vi como esses dez últimos minutos de 2008 marcarão a vida de tanta gente.
Em DEZ MINUTOS tanta coisa pode acontecer,como em 1 ANO.
Foi exactamente nisso que eu estava pensando quando os relógios anunciaram a meia noite.
Não quero mais lembrar de coisas ruins,chorar por bobagens que nem machucam tanto.
Pretendo interferir na minha vida e muda-la muitas vezes...quantas vezes eu preferir.Bom,se der errado pelo menos fui EU quem interferi na MINHA vida e,no final, sou EU quem vou aprender.
Não vou esquecer o que e quem eu quero lembrar sempre.
Quero os meus 10 MINUTOS muito bem escritos,como em 1 ANO.
Sou errante e pretendo continuar sendo,é errando que se aprende e cair não é um erro,o pior erro é não levantar-se.
Vou viver.
Serei uma boa aprendiz,uma eterna aprendiz de tudo e de todos que me cercam ou não.
Cansei de criticas fervorosas sobre assuntos que dizem respeito a cada.Não sou ninguém pra obrigar as pessoas a pensar como eu,não tenho esse direito.Meus dever é ouvir e mostrar o que eu penso,sem gritos ou berros exaustivos.
Vou escrever meu ano,e espero que eu o escreva tão bem quanto escrever uma boa ideia que tive no banheiro.
Vou aprender tudo o que estiver ao meu alcance...ou não.
Experimentar,testar,ouvir,ler,aprender,ir a praia,ficar em casa,sorrir,causar sentimentos,sentir,cuidar de mim,curtir meus pais,curtir meus amigos,não se preocupar...foi nessas palavras e frases que eu pensei as 3 da manhã do dia 1 de Janeiro de 2009,todas soltas e desordenadas,como a maioria dos meus pensamentos,mas significativas pra mim.Não são promessas,são desejos que valem muito mais que mil palavras organizadas em um livro.



"Tá tudo pronto com os pés na areia e o brilho da cidade incendeia.Segue a vida reverenciando o som do mar,vou na certeza que o sol vai me guiar."