segunda-feira, 19 de janeiro de 2009



CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL


Edward A. Murphy foi o homem mais pessimista que eu já li sobre.

O pior de tudo é que as tais leis de Murphy fazem muito sentido e como era de se esperar entre as 100 leis,desse norte-americano,existe uma em especial que se encaixa perfeitamente com o sistema de leis do Brasil:

"O número de exceções sempre ultrapassa o numero de regras. E há sempre exceções às exceções já estabelecidas."

Não precisa saber a Constituição Federal decorada pra ter noção que essa 55ª lei de Murphy serve como uma luva.

Toda e qualquer regra ou lei tem exceções.

Sempre há um "mas",um "exceto",um "porém" ou um "todavia". (que mais da metade de TODO MUNDO nem sabe o que quer dizer)
Essas palavrinhas sempre aparecem,mesmo nas famosas "entrelinhas",e se não aparecem são criadas,inventadas,mas geralmente estão lá,pra poupar o trabalho de ter que editar mais uma vez a Constituição Federal.

O mais impressionante é a capacidade de criar tantas leis inúteis utilizando das palavras mais difíceis do dicionário.A constituição parece ter sido criada pra ser lida por estudantes de direito e políticos ,não para uma população que lê menos de 4 livros por ano. (com muito esforço,diga-se de passagem)

Será que um operário ou uma dona de casa conseguem entender essa frase:

"A não observância do disposto nos incisos II e III implicará a nulidade do ato e a punição da autoridade responsável, nos termos da lei."

É de rir pra não chorar...

Encontra-se cada coisa na Constituição Federal.

Na seção do Superior Tribunal de justiça a palavra "habeas-corpus" aparece tantas vezes que não é de se admirar que seja tão usada e tão mencionada nos noticiários políticos.
Pra quem não sabe "habeas-corpus" é como aquela vida extra que todo jogador de vídeo game resgata quando está com a "corda no pescoço".
A Constituição Federal tem mais parágrafos,seções e leis sobre deputados,senadores,juízes,ministros,prefeitos,poder judiciário,justiça eleitoral,justiça das vacas premiadas e toda essa "orquestra politica" do que leis para quem realmente interessa: O povo.

Observando bem,tem mais páginas falando de como salvar um politico da prisão por corrupção administrativa do que como conseguir ajudar um trabalhador,ao ser demitido,de receber todos os seus direitos trabalhistas sem grandes danos.

Até faz sentido.A constituição foi escrita para quem mais a procura: OS POLÍTICOS.Afinal,como driblar a constituição sem conhece-la?

E o povo como fica?
O povo fica com cara de povo,cansado,desinformado e acomodado.
Mas o que pode se esperar de alguém que nem sabe em quem votou nas ultimas eleições?

É das exceções das leis que os dominadores se sobressaem e do comodismo que os dominados continuam como dominados a longo prazo.


Há,e você aí que está lendo esse texto,nem adianta fazer essa cara de concordância!
Muito provavelmente você nem conhece a cara dos homens que escreveram essa constituição e o mais provável ainda é que você nem vai se interessar em saber quem são!

"Enquanto agirem como porcos,como porcos serão tratados"
A grande ilusão

Nenhum comentário: